Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pouso Alegre (MG) poderá chegar a uma população de 280 mil habitantes em 20 anos. A projeção é de técnicos que trabalham na revisão do Plano Diretor do Município, que está sendo elaborado com apoio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Atualmente, Pouso Alegre tem 150.737 habitantes, conforme números da última estimativa populacional do IBGE. Segundo a prefeitura, a estimativa anterior era de que o município poderia chegar a 210 mil habitantes em 2040, mas o número foi corrigido devido à evolução de empregos em comparação com o número de habitantes.
Só neste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, já foram gerados 2.020 novos postos de trabalho no município. Os setores de serviço (+1.164) e indústria (+816) impulsionaram a evolução de empregos na cidade.
Novo Plano Diretor vai discutir a expansão de Pouso Alegre — Foto: Ascom / Prefeitura de Pouso Alegre
Segundo o superintendente de projetos da Prefeitura de Pouso Alegre, José Carlos Costa, a nova projeção impacta na elaboração do novo Plano Diretor do município, que está vigente desde 2008.
“Isso impacta diretamente porque quando a gente pensa no Plano Diretor, a gente não pensa na cidade de hoje, pensa na cidade daqui a 10, 20 anos. Impacta porque novas regiões têm que ser pensadas para expandir a cidade, para expansão, tanto industrial, comercial e residencial. A gente tem que começar a pensar onde é que a gente quer um bairro residencial, quais lugares a gente pretende que cresçam residências, quais lugares a gente pretende deixar mais voltado para o empresarial, e quais vão ficar na zona rural mesmo. E quais vão servir para preservação ambiental”, explica o superintendente.
Ainda conforme o representante da prefeitura, ainda neste mês de outubro deve acontecer uma série de audiências com a comunidade para a discussão do novo Plano Diretor do município.
“Estamos prevendo de fazer as audiências públicas de macrozoneamento e de zoneamento até o final de outubro, entre os dias 21 e 25. Serão 10 audiências, a cada dia em dois lugares da cidade, para que a população participe. A gente procura fazer o mais próximo possível dos bairros, para permitir que o cidadão tenha acesso mais fácil”, explica o superintendente.
Após as audiências públicas, as informações serão consolidadas em uma minuta de projeto de lei que vai caracterizar o novo Plano Diretor. A previsão é que o novo projeto seja encaminhado para discussão e votação na Câmara de Vereadores em dezembro.
Fonte: G1 Sul de Minas — Pouso Alegre, MG –