Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O número de novos casos de Covid-19 registrados nos últimos 15 dias caiu em 39% das cidades com contaminações pelo novo coronavírus no Sul de Minas. Esse número corresponde a 56 dos 143 municípios da região que registraram casos da doença.
O levantamento exclusivo do G1 foi feito com base nos dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dos últimos 15 dias em comparação com as informações do mesmo período anterior.
A análise feita pelo G1 apontou que:
Há cinco semanas o Sul de Minas registra alta consecutiva em número de novos casos da Covid-19. No entanto, nas últimas três semanas, a quantidade de casos semanais têm ficado entre 800 e 900 novos registros.
Cidades como Santo Antônio do Amparo, Campos Gerais, Cana Verde e Jacutinga, que registraram um aumento repentino do número de casos nas últimas semanas, lideram a lista dos municípios que tiveram queda nos registros nos últimos 15 dias.
Santo Antônio do Amparo, que conforme a SES-MG tem 66 casos confirmados, com uma morte da Covid-19, registrou 51 casos da doença entre os dias 15 e 30 de junho. Já nos últimos 15 dias, o número de novos casos caiu para 13.
Campos Gerais também registrou um surto da doença entre os dias 15 e 30 de junho, com 42 casos. Já nos últimos 15 dias, foram cinco. Ao todo, conforme a SES-MG, o município tem 53 casos da doença, com uma morte.
Cana Verde chegou a registrar 29 casos entre 15 e 30 de junho, mas nos últimos 15 dias teve apenas um novo registro. Já Jacutinga, que teve 40 novos registros na última quinzena de junho, viu o número de novos casos cair para a metade na primeira quinzena de julho: 21.
Os dados analisados pelo G1 apontam que alguns municípios com maior população e que não necessariamente registraram um aumento repentino de casos estão conseguindo controlar a disseminação do novo coronavírus.
É o caso por exemplo de Boa Esperança. O município de 40 mil habitantes chegou a registrar 20 novos casos da Covid-19 entre 15 e 30 de junho. Já nas últimas duas semanas, a cidade registrou apenas dois. A cidade tem 58 casos confirmados, com cinco mortes.
Já São Lourenço, cidade de 45 mil habitantes, registrou 18 novos casos nas últimas duas semanas. No entanto, o número é bem menor que os 33 casos registrados na última quinzena de junho.
São Sebastião do Paraíso, com 70 mil habitantes, registrou 15 novos casos nas últimas duas semanas, praticamente a metade dos 29 registrados entre 15 e 30 de junho.
No entanto, a maioria dos municípios da região ainda registrou mais casos da Covid-19 nas últimas duas semanas em relação ao período anterior. Foram 59 o número de municípios que registraram alta em novos casos.
Juruaia, que contabilizou seus primeiros oito casos entre 15 e 30 de junho, teve confirmados 101 novos positivos somente nesta primeira quinzena do mês. O município aparece no balanço oficial da SES-MG com 109 casos, com duas mortes.
Guaranésia também registrou um surto da doença nos últimos 15 dias. A cidade pulou de 27 novos casos registrados entre 15 e 30 de junho, para 95 nas últimas duas semanas. Oficialmente, o município tem 123 casos confirmados, com quatro mortes.
Extrema, que é o município com o maior número de registros da doença no Sul de Minas, também foi o que apresentou maior número de novos casos nesses últimos 15 dias. Na primeira quinzena de junho, a cidade registrou 141 novos casos, mas depois viu o número cair nos últimos 15 dias do mês, registrando 95 casos. No entanto, os números voltaram a subir e nas duas primeiras semanas de julho a cidade registrou 174 novos positivos.
Segunda cidade com mais casos na região, Pouso Alegre registrou 153 novos registros nos últimos 15 dias. No mesmo período anterior, o município registrou 133 novos casos. A cidade tem 475 casos confirmados, com 11 mortes.
Fonte: G1 Sul de Minas –