Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O acesso do Pouso Alegre à Série C faz com que o Sul de Minas volte a ter dois times em diferentes divisões do Brasileiro. Em 2023, a região terá o Dragão na terceira divisão nacional e a Caldense na Série D. As competições já têm data para começar (veja mais abaixo).
O Pousão subiu de divisão logo na primeira vez em que disputou uma edição do campeonato. Caso não conseguisse o acesso, o Sul de Minas ficaria, no ano que vem, apenas com a Caldense como representante da região em uma divisão do Brasileiro.
Antes do surgimento do Pouso Alegre no cenário nacional, eram Boa Esporte e Caldense os times da região em divisões diferentes do Brasileirão.
Coruja e Veterana figuraram nesta posição entre 2015 e 2020, com Boa entre Séries B e C e Caldense sempre na quarta divisão nacional. Em 2021, as duas equipes estiveram na Série D do Brasileiro.
Caldense x Pouso Alegre, no Ronaldão. pela 11ª rodada da Série D de 2022 — Foto: Renan Muniz/Caldense
Depois disso, apenas o time de Poços de Caldas permaneceu na quarta divisão, pois o Boa Esporte, com o rebaixamento no Campeonato Mineiro, não obteve classificação para a competição.
O Boa Esporte quase conseguiu subir para a elite do futebol nacional em duas oportunidades. No entanto, não conseguiu o acesso. Entre 2011 (primeiro ano do time em Varginha) e 2015, a Coruja disputou a segunda divisão do Brasileiro.
Com o rebaixamento em 2015, no ano seguinte o Boa jogou e foi campeão da Série C do Brasileiro, retornando à Série B.
Por mais dois anos, o time jogou a segunda divisão, caindo novamente para a Série C em 2018. Em 2020, a Coruja caiu da terceira divisão para a Série D, caindo na segunda fase da quarta divisão nacional no ano seguinte.
Boa Esporte foi campeão da Série C em 2016 — Foto: Rodrigo Villalba/ge
Como caiu de divisão no Mineiro, a equipe não obteve mais vaga para a Série D. O Boa Esporte deve ficar sem disputar o Brasileiro, pelo menos, até 2025. Isso porque, precisa subir do Módulo 2 do estadual para a elite em 2023 e, depois, brigar por uma vaga na quarta divisão nacional no ano seguinte.
De maneira seguida, a Caldense disputa a Série D do Brasileiro desde 2015, conseguindo vaga para a competição devido a boas campanhas no Mineiro.
Caldense perdeu vaga para a Série C do Brasileiro para o Ypiranga-RS nos pênaltis, em 2015 — Foto: Régis Melo/ge
Foi justamente no ano de estreia no torneio, em 2015, que a Veterana chegou mais perto de subir de divisão. Na oportunidade, a Caldense foi eliminada nos pênaltis para o Ypiranga-RS nas quartas de final, batendo na trave na chance de acesso.
Depois disso, a Veterana chegou no máximo até a segunda fase da competição. O time deu adeus à Série D na primeira fase nas campanhas de 2017, 2018, 2020 e 2022. Já as segunda fase as eliminações foram em 2016, 2019 e 2021.
A CBF já definiu as datas de início das competições em 2023. A Série C, que o Pouso Alegre fará parte, está prevista para ter início no dia 22 de abril e terminar em 12 de novembro.
Já a Série D, que terá a Caldense como única representante da região, está marcada para começar no dia 30 de abril e terminar em 29 de outubro.
O Boa Esporte vai tentar o acesso para a elite do estadual no Módulo 2, que ainda não teve data definida para começar pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Fonte: GE — Pouso Alegre, MG – 27/09/2022 15h31