Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A morte do estudante que se afogou durante excursão escolar a Soledade de Minas (MG) nesta terça-feira (5) gerou preocupação sobre os cuidados a serem tomados nessas ocasiões.
Para entender quais são as obrigações de pais e instituições de ensino durante esses passeios, a EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com um especialista.
Miguel Rocha dos Santos Sousa, 14 anos, participava de um passeio escolar no Sul de Minas — Foto: Reprodução / PAF Caxambu
Veja abaixo algumas orientações:
Segundo o advogado Thalles Rodrigues, uma série de obrigações e precauções precisam ser adotadas para garantir a segurança dos alunos durante os passeios escolares.
Entre as obrigações, o advogado destaca a necessidade de um termo de autorização emitido pela instituição e devidamente assinado pelos responsáveis da criança.
Neste termo, é necessário haver informações detalhadas sobre o passeio a ser realizado, como o local a ser visitado, horário de saída, trajeto, tempo de duração e retorno do passeio. O nome dos responsáveis que ficarão sobre a guarda da criança também deve ser informado no termo, que precisa ser enviado com antecedência aos responsáveis pelo estudante.
Segundo ele, é importante constar também entre as informações, detalhes da estrutura das instalações que serão visitadas e se todas elas possuem as medidas de segurança. Já no caso de instalações aquáticas, é preciso ser informado se elas possuem salva-vidas.
Sobre o número de responsáveis, ele explica que existe uma média de aproximadamente 1 responsável para cada 3 alunos.
Já em relação aos pais, ele reforça que eles precisam estar atentos caso o filho tenha alguma peculiaridade cujo passeio possa ser prejudicial à criança. Caso o estudante necessite fazer o uso de medicações, a instituição de ensino precisa ser comunicada.
Outro ponto importante para garantir a segurança da criança é observar se o passeio contará com atividades que estejam relacionadas a algum tipo de fobia da criança.
Miguel Rocha dos Santos, de 14 anos, morreu afogado em um clube durante a excursão da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida, de Caxambu (MG).
Houve socorro de um bombeiro civil, do Corpo de Bombeiros e do Samu, mas o adolescente não resistiu.
O corpo do garoto foi enterrado na tarde desta quarta-feira (6) no Cemitério Municipal de Caxambu.
Fonte: EPTV 1 – 07/12/2023 17h25