Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ano de 2024 foi marcado por acontecimentos que impactaram o Sul de Minas. Para te ajudar a recordar histórias que foram destaques, o g1 preparou uma retrospectiva com alguns destes momentos.
Retrospectiva 2024: relembre os fatos que marcaram o ano no Sul de Minas — Foto: Montagem g1
Nos primeiros meses, houve a queda de um avião em Itapeva e o indiciamento de 39 policiais federais por envolvimento na operação contra o “novo cangaço”, em Varginha, de 2021. Já no segundo semestre, uma página de fofocas se tornou alvo de investigação policial e foram sentidos tremores de terra em pelo menos 26 cidades da região.
Confira os principais destaques de cada mês em 2024:
Avião cai em Itapeva, MG — Foto: Redes sociais
O mês de janeiro começou com uma tragédia aérea na zona rural de Itapeva. Um avião caiu, deixando sete mortos. O acidente mobilizou equipes de resgate e gerou grande comoção na região.
Parte do armamento utilizados pelos suspeitos de integrar quadrilha de roubos a bancos que foram mortos em Varginha (MG) — Foto: Franco Junior/g1
Em fevereiro, a Polícia Federal indiciou 39 policiais por crimes que teriam sido cometidos em uma operação que resultou em 26 mortos em outubro de 2021 em Varginha. Do total de indiciados, 23 policiais rodoviários federais e outros 16 policiais militares que pertencem ao Bope foram indiciados por homicídio qualificado, tortura e fraude processual.
Adolescente mantém família refém em Poços de Caldas, MG — Foto: Marcelo Rodrigues/EPTV
No mês de março, um adolescente manteve o irmão e a avó, de 70 anos, reféns por cerca de 12 horas. Foi necessário acionar o Bope para ajudar a resolver a situação, mas o jovem se entregou antes da chegada da equipe. À época, a Polícia Militar informou não ter sido possível saber a motivação do caso.
Influencer digital com quase 100 mil seguidores é presa com pinos de cocaína em MG
Em abril, uma influenciadora digital foi presa, junto com o namorado, em Campestre (MG), com pinos de cocaína escondidos em um pote de arroz. À época, a defesa da jovem que tem quase 100 mil seguidores nas redes sociais afirmou que ela seria inocente e que as drogas pertenciam ao namorado.
Mary Hellen, brasileira presa e condenada na Tailândia — Foto: Arquivo pessoal
Já em maio, a defesa de uma brasileira condenada por tráfico de drogas na Tailândia informou que ela teve sua pena reduzida e a multa de mais de R$ 100 mil perdoada. Mesmo sem precisar pagar a multa, Mary Hellen continuou presa na Tailândia, e a defesa da jovem estuda formas de conseguir o perdão total da pena da brasileira.
Avó passa mal e morre após receber notícia de morte de neto em acidente na MG-179, em MG — Foto: Redes sociais
Em junho, dona Leonides de Paiva Marques, 79 anos, faleceu após passar mal ao receber a notícia da morte do neto Herisson Marques, de 24 anos. Ela teve sintomas de pressão alta, foi atendida em um hospital, chegou a ser transferida para outra unidade de saúde, mas não resistiu. Junto com o jovem, estava a namorada Letícia Almeida Alves Detoni de Paiva, de 18 anos.
Mata fechada e frio dificultam buscas por guia de turismo desaparecido em Monte Verde, no Sul de Minas — Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros
O desaparecimento de um guia de turismo em Monte Verde, distrito de Camanducaia, marcou o mês de julho. Josmar Pereira de Brito, de 44 anos, foi encontrado com vida depois de 10 dias de buscas, quando moradores relataram ter visto o homem caído próximo a uma baia de cavalos. À época, o Corpo de Bombeiros chegou a suspender as buscas, mas a família optou por continuar.
Polícia Civil investiga mulheres por postagens em página de fofocas que resultou em morte no Sul de Minas — Foto: Reprodução EPTV
No mês de agosto, uma página de fofocas no Sul de Minas tornou-se alvo de investigação após postagens que resultaram em uma morte. Há quatro anos, a Gossipnep produzia postagens expondo os moradores de Nepomuceno. Uma das vítimas dessas publicações tirou a própria vida.
Justiça pede a prisão de José Luiz Gomes da Silva e José Luiz Bonfitto, dois dos médicos acusados pela retirada ilegal de órgãos de Paulo Veronesi Pavesi — Foto: Reprodução/EPTV
Setembro teve desdobramento do Caso Pavesi. A Justiça pediu a prisão de José Luiz Gomes da Silva e José Luiz Bonfitto, dois dos médicos acusados pela retirada ilegal de órgãos de Paulo Veronesi Pavesi, de 10 anos, em Poços de Caldas (MG), no ano 2000. José Luiz Bonfitto foi preso no dia 16 de setembro e Jose Luiz Gomes da Silva se apresentou à polícia no dia seguinte.
Policial Militar é flagrado chutando barriga de mulher grávida durante abordagem policial em MG — Foto: Reprodução EPTV
Em outubro, um vídeo gravado por moradores flagrou um policial militar chutando a barriga de uma mulher grávida durante uma abordagem no bairro conhecido como Cachoeirinha, em Conceição dos Ouros (MG). Uma adolescente e uma mulher foram levadas para a delegacia, mas liberadas em seguida. À época, a Polícia Militar disse que a atuação dos policiais seria analisada.
Moradores de cidades como Três Pontas (MG) e Varginha (MG) relataram tremores por volta de 22h de sábado (9) — Foto: Reprodução / Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)
Já em novembro, moradores relataram tremores de terra em pelo menos 26 cidades do Sul de Minas. Em alguns relatos, as pessoas mencionaram móveis balançando, sensação de tontura e até mesmo água em copos mostrando sinais de movimentação. Como nenhum evento sísmico foi registrado na região no momento apontado, surgiu a hipótese do fenômeno ‘sonic boom’, no entanto, nada foi oficialmente confirmado.
Foragido da Justiça é encontrado em Conceição da Aparecida — Foto: redes sociais
Em dezembro, um suspeito preso fugiu do quartel com uma arma e atirou contra uma policial militar. Ele havia sido abordado, resistido à prisão e algemado antes de ser levado ao hospital para exame de corpo de delito. Durante o registro da ocorrência, ele agrediu uma policial no quartel, tomou sua arma e disparou contra ela. O suspeito então fugiu, ainda com a algema em uma das mãos. Câmeras de segurança registraram a ação.
Fonte: Por g1 Sul de Minas –