Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nem mesmo o mais fiel torcedor do Pouso Alegre acreditaria que o tempo de separação entre o clube ser reativado e a disputa de um título nacional seria de quatro anos. Mas foi exatamente este o roteiro escrito até aqui pelo Dragão do Sul de Minas entre 2018 e 2022.
Durante este período, o Dragão saiu da última divisão estadual até a elite do Mineiro, conseguiu vaga em torneios nacionais e inicia no domingo (18), às 16h, contra o América-RN, a luta pelo título da Série D no ano em que joga pela primeira vez uma edição do Brasileiro.
Nestes quatro anos, o Pousão, como é chamado, conquistou três títulos: Segunda Divisão do Mineiro (2019), Módulo 2 (2020) e Troféu Inconfidência (2021). Estes foram, inclusive, os três primeiros troféus erguidos na história do clube fundado em 1913.
Manduzão é aliado do Pouso Alegre na campanha da Série D — Foto: Franco Junior/ge
Nesta reportagem, o ge mostra a ascensão do Pouso Alegre com acessos estaduais e nacional, além de fatores que fazem parte da estruturação do clube. São eles:
Desde a volta ao profissionalismo, o time só não ergueu um troféu justamente no ano do retorno, em 2018. Na oportunidade, não conseguiu o acesso ao Módulo 2, o que acabou ocorrendo em 2019, quando teve início a ascensão meteórica do time.
Devido à boa campanha no Mineiro do ano passado, o Pouso Alegre conquistou de forma inédita vagas para torneios nacionais. Pela primeira vez na história, o clube garantiu o direito de participar da Copa do Brasil e de uma edição do Brasileiro, no caso, a Série D.
Na Copa do Brasil, o time surpreendeu ao eliminar o Paraná na primeira fase e de levar a decisão da segunda fase para os pênaltis diante do Coritiba. O Dragão acabou eliminado nos tiros livres, na oportunidade.
Atacante Romarinho esteve no clube em 2019 e foi o autor do gol do primeiro título do Pouso Alegre: a Segunda Divisão do Mineiro — Foto: Enéas Chiarini Jr / GloboEsporte.com
Já na Série D, o Pousão terminou a primeira fase na liderança do Grupo 6, eliminou o Operário VG na segunda fase e despachou o Paraná nas oitavas de final. Nas quartas de final, venceu o ASA duas vezes e conquistou o acesso à Série C.
Nas semifinais, o clube enfrentou o Amazonas e ganhou as duas partidas, garantindo vaga na final da quarta divisão nacional.
Um dos nomes exaltados pela torcida do Pouso Alegre e que está ligado ao time desde a volta ao profissional é o do presidente Paulo da Pinta.
Foi justamente com o cartola que a volta ao futebol profissional começou a ser traçada, em dezembro de 2016, quando ele foi nomeado presidente do clube.
Paulo da Pinta, presidente e ídolo do Pouso Alegre — Foto: Ascom PAFC
Paulo da Pinta também tem história com o clube dentro das quatro linhas. O agora presidente foi jogador do Pousão entre o fim da década de 1980 e início de 1990.
É justamente essa identificação do cartola com o clube que fez com que uma bandeira com o rosto de Paulo da Pinta seja ostentada nas arquibancadas do Manduzão pela torcida.
No elenco que pode fazer história com o título, o Pouso Alegre conta com três jogadores que atuaram pelo clube em todas as conquistas desde 2018.
São eles: o volante Matheus Roldan, o lateral-esquerdo Foguinho e o goleiro Cairo.
Roldan, volante do Pouso Alegre comemora gol no Módulo 2 de 2022 — Foto: Franco Junior/ge
O zagueiro Danilo também está no clube desde o início. O jogador, no entanto, sofreu lesão no início de 2020 e só voltou a jogar este ano.
Ele foi peça importante na conquista da Segunda Divisão do Mineiro em 2019 e, após complicada cirurgia no joelho, retornou ao futebol este ano na Série D.
O Pouso Alegre iniciou a campanha da Série D com Francisco Diá no comando. O treinador foi responsável por salvar o time do rebaixamento no Mineiro deste ano, mas deixou o clube bem no início da quarta divisão nacional.
Com isso, o Dragão apostou no retorno de Paulo Roberto Santos para comandar o time à beira do campo. Paulo iniciou a carreira como treinador no Dragão, em 1988. A partir de então, ele construiu o nome na carreira e se tornou conhecido como “rei do acesso”, pela quantidade de times que subiu de divisão.
Paulo Roberto Santos, técnico do Pouso Alegre — Foto: Ricardo Caroba/EPTV
Esta é a terceira passagem de Paulo Roberto Santos no Pouso Alegre. Foi no clube do Sul de Minas, inclusive, que, logo em sua primeira passagem, ele conquistou o primeiro dos 14 acessos obtidos na carreira.
O time do Sul de Minas está invicto na Série D em seus domínios. Foram 11 jogos no Manduzão até aqui durante a campanha no Brasileiro.
Contando todas as partidas, foram 55.221 torcedores no estádio. São oito vitórias e três empates nos 11 jogos disputados em casa na Série D.
Estádio Manduzão — Foto: Divulgação/Prefeitura de Pouso Alegre
Na partida contra o ASA, que deu acesso ao time à Série C, o Pousão atingiu o recorde torcedores no Manduzão, desde quando o clube foi reativado. Na oportunidade, o público pagante registrado pelo clube foi de 14.418 pessoas.
Além dos resultados dentro das quatro linhas, fora delas, o Pouso Alegre tem se estruturado também. Durante a campanha da Série D, o Dragão começou a realizar atividades com o elenco no centro de treinamento do clube. Antes disso, o clube treinava no próprio Estádio Manduzão.
A construção do espaço teve início no segundo semestre de 2019 e ainda não está concluída, mas os dois campos do CT já são utilizados pelos jogadores e pela comissão técnica.
Esta etapa do centro de treinamento, conforme já divulgado pelo clube, possui dois campos com medidas oficias, para treinamentos das equipes profissional e de base e para jogos das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. O espaço ainda vai conter dois campos reduzidos, para treinamentos específicos.
Pouso Alegre iniciou atividades no novo centro de treinamento durante a campanha da Série D — Foto: Alessandra Alves/Roma Comunicação
As obras foram paralisadas por um tempo por conta da pandemia da Covid-19, quando as competições foram interrompidas. Isso ocorreu tanto em 2020 quanto em 2021.
O centro de treinamentos do Pouso Alegre fica localizado na BR-459. O espaço possui uma área de 41 mil metros quadrados.
Fonte: GE — Pouso Alegre, MG – 16/09/2022 09h27