Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O aumento no número de casos diários de Covid-19 em Cruzília fez com que a prefeitura estabelecesse medidas duras no combate ao vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de uma média diária entre 3 e 4 contaminações, a cidade passou a ter 13 registros por dia.
O crescimento fez a prefeitura permitir apenas a abertura de serviços considerados essenciais na cidade até o dia 30 de maio. De acordo com o decreto, só podem funcionar estabelecimentos considerados essenciais como farmácias, supermercados, açougues, padarias e postos de gasolina. O restante só pode funcionar em sistema de delivery com as portas fechadas.
“Diante do aumento expressivo no número de casos, nós tínhamos até abril uma média de três/quatro casos dia. Do dia 19 de abril pra cá esse média subiu muito, hoje temos média de 13 casos por dia”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Gilseléa de Souza Arantes
A decisão de restrições foi tomada depois de uma votação feita nas redes sociais da prefeitura. Em todas as enquetes o número de pessoas que são a favor de adotar medidas mais rígidas contra a Covid-19 foi maior dos que as que acham que isso não é necessário.
Além disso, a secretária destaca a identificação da variante de Manaus na cidade, o que faz com que, conforme ela explica, as restrições sejam ainda mais necessárias.
“Tivemos, no mês de maio, até o dia 19 de maio, 10 óbitos. Chegou a notícia de que temos a variante P.1, a de Manaus, que é uma variante de atenção. Então, mais um motivo para a gente continuar com o decreto que vai funcionar até o dia 30 [de maio]”, falou.
Aumento de casos diários faz prefeitura endurecer medidas contra Covid-19 em Cruzília (MG) — Foto: Reprodução/EPTV
Ainda em relação à variante, o médico pneumologista José Morato destaca que as aglomerações fizeram com que a cidade tivesse explosão de casos.
“A faixa etária tem sido cada vez menor, relacionada ao acometimento. Pacientes em torno de 40/45 anos têm sido acometidos. A variante P.1 foi identificada na cidade e esse fator, associado à irresponsabilidade de alguma pessoas que persistem em aglomerações, festas clandestinas e cavalgadas explicam a explosão dos casos no município”, disse.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (24), Cruzília contabiliza 948 contaminações pela covid-19, sendo 26 mortes em decorrência da doença.
Fonte: EPTV 2 — Cruzília, MG –