Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Espírito aventureiro,desafios fascinam turistas em trilhas do Circuito das Águas - Rádio Rede FM


No comando: Comando da Madrugada

Das 00:00 às 04:20

No comando: Programação Musical

Das 04:20 às 05:00

No comando: Hora Neja

Das 04:20 às 08:00

No comando: Programa Manhã Sertanejo

Das 05:00 às 08:00

No comando: Ponto de Vista – (Ao Vivo)

Das 08:00 às 10:00

No comando: Rede News

Das 08:00 às 11:00

No comando: Ponto de Vista – (Reprise)

Das 09:00 às 11:00

No comando: Programação Musical

Das 10:00 às 11:00

No comando: Traduzindo O Verbo

Das 11:00 às 12:00

No comando: Cai no Laço

Das 12:00 às 14:00

No comando: Cai No Laço

Das 12:00 às 16:00

No comando: Rede Mix

Das 14:00 às 17:00

No comando: Hora Hits

Das 16:00 às 20:00

No comando: Sertanejo Bom Demais!

Das 17:00 às 19:00

No comando: Songs By night

Das 19:00 às 21:00

No comando: A Voz do Brasil

Das 21:00 às 22:00

No comando: Songs By night

Das 22:00 às 23:00

No comando: Traduzindo O Verbo

Das 23:00 às 00:00

Espírito aventureiro,desafios fascinam turistas em trilhas do Circuito das Águas

Para colocar o pé numa trilha, basta o 1° passo. Depois é se apaixonar por um esporte que ganha espaço entre os que procuram o contato com a natureza aliado a atividade física.

 

 

 

Na região do Circuito das Águas existem diversas trilhas que podem ser percorridas por públicos distintos: desde os mais dedicados ao esporte, que conhecem os caminhos e que enfrentam os percursos mais longos e desafiadores; até os iniciantes que podem percorrer trechos que exigem pouco esforço, mas que também proporcionam uma atividade bastante contemplativa.

A região está bem no meio da Serra da Mantiqueira. E aventura é o que não falta. Em Baependi por exemplo, é possível alcançar por meio de trilhas naturais, belas cachoeiras e vistas deslumbrantes de tirar o fôlego. Literalmente!

Entre as mais visitadas estão as trilhas do Parque Estadual da Serra do Papagaio, cujos acessos são pelo município de Baependi. Consideradas de nível mais difícil, devido a extensão e terrenos mais íngremes e acidentados, algumas delas são através da Serra da Careta, que dão acesso ao Pico do Garrafão e outras via Serra da Canjica que dão acesso a Pedra Redonda.

 — Foto: Foto: Hugo de Castro

— Foto: Foto: Hugo de Castro

 

 

 

Existem outras opções, de nível médio, como os acessos ao Pico do Chorão, ao Canion do Cavalo Baio e na Serra do Palmital por meio do bairro São Pedro também em Baependi.

O município tem uma zona rural imensa e que oferece muitas outras opções de trilhas, como o acesso a cachoeira do Juju, ao mirante da Toca do Urubu e as cachoeiras Honorato Ferreira e Três Quedas, estas todas de acesso fácil.

O servidor público aposentado Geraldo Pedro de Freitas conhece bem as trilhas da região. Começou aos poucos, levado por um amigo. Hoje faz caminhadas longas e ainda atua como guia para quem quer conhecer as belezas do Circuito das Águas

“O importante é respeitar tanto a condição física de quem vai fazer a trilha, quanto as condições do caminho. Saber por onde vai passar, qual caminho vai fazer. Tomando os devidos cuidados e sendo acompanhado por guias que conhecem a região, fica mais tranquilo”- afirma Freitas.

Em Caxambu, uma opção é a trilha Caminho das Águas, que segue do Museu da cidade até o Morro Caxambu. Em breve este trecho vai ainda conectar o Monumento Natural Municipal do Morro do Caxambu ao Parque Natural Municipal das Laranjeiras. Esta é a primeira trilha de Caxambu, estruturada para visitação pública de área natural da cidade e que vai interligar todas as trilhas do morro do Caxambu proporcionando uma experiência turística ao ar livre para visitantes e moradores.

Outra sugestão na região é fazer as trilhas no Parque Estadual Nova Baden em Lambari ou no Pico do Piripau em Cambuquira e neste caso, se surpreender com a beleza incrível da Serra da Mantiqueira. Ali funciona ainda uma rampa de voo livre, um espaço que costuma abrigar vários campeonatos de paraglider e outros esportes de aventura.

Com guias especializados e todos os cuidados necessários para uma diversão segura, a caminhada vale a pena!

Conhecer a Montanha Sagrada em São Lourenço também é uma opção. A atração pode ser visualizada de quase todos os locais da cidade. É um passeio imperdível para quem gosta de caminhada de média intensidade. Na trilha, o caminho é cercado de verde e de natureza exuberante. No topo, encontra-se a rampa de parapente e paraglider! Nesse local brotaram as águas que abasteciam São Lourenço antigamente.

E quem pratica o esporte garante que é uma atividade imperdível mesmo. Desde jovem Fabricio Barros Rodrigues, que trabalha como videomaker no Rio de Janeiro, frequenta o Circuito das Águas e caminha pelas montanhas da Mantiqueira – “O montanhismo e as práticas de aventura mudaram completamente minha vida. Me trouxeram experiências de superação e autoconhecimento muito valiosas, além do lazer e benefícios para a saúde que a atividade traz” – garante ele.

 

 

 

Interligando regiões

Alguns dos roteiros mais procurados por quem gosta de praticar caminhadas junto a natureza são os trechos que ligam o Circuito das Águas ao Circuito das Terras Altas da Mantiqueira.

Por exemplo a travessia de Baependi para Aiuruoca. São 35 km pelas trilhas do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Uma aventura em 3 noites e 4 dias inesquecíveis.

Também de Baependi pode-se fazer uma caminhada de 1 noite e 2 dias para chegar ao município de Alagoa, passando pela maior floreta de araucárias da região. Ou ainda uma caminhada partindo da Cachoeira do Porto dos Correios também em Baependi até a famosa Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca. O passeio é pela estrada do Nirvana em 2 dias e 1 noite em trilhas incomparáveis.

O objetivo das trilhas é aproximar o visitante ao ambiente natural, ou levá-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento ou educação por meio de sinalizações ou de recursos interpretativos.

Todo mundo sabe que o contato com a natureza é um dos meios mais eficazes para diminuir o estresse, a ansiedade, proporcionando um bem-estar sem igual. Por isso a prática da caminhada em trilhas em locais como estes e muitos outros da região do Circuito das Águas é um convite à saúde.

 

 

 

Transmantiqueira

E quando falamos de trilhas da região, não podemos deixar de citar o projeto Trilha Transmantiqueira, um desafio de longo curso, que atravessa a serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, com um percurso que ultrapassa 1.100 km de extensão.

A Transmantiqueira cruza mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e promove a integração de mais de 30 Unidades de Conservação.

Muitas das trilhas citadas nesta reportagem fazem parte da Transmantiqueira. Parte integrante da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, esta trilha de longo curso atua como ferramenta de conservação, aparelho de recreação e alternativa para gerar emprego e renda junto às comunidades locais.

Para o Diretor da Rede Brasileira de Trilhas Pedro Cunha Menezes, o projeto é desafiador: – “A Trilha Transmantiqueira traz um novo tipo de turista, que faz o chamado “slow tourism” em que ele se movimenta na velocidade de seus pés incentivando pequenos negócios e pequenos empreendimentos ao longo do caminho. Ele ajuda a criar novas pousadas e camas e café e também contribui para incremento nos serviços como guiagem, alimentação e transporte de bagagem” – explica o especialista

Ele reforça que a Rede Brasileira de Trilhas é um projeto apaixonante. –“Na verdade é um projeto que leva as pessoas a ver nosso país em uma velocidade mais contemplativa, resgatando o modo de viajar dos índios, bandeirantes e antigos tropeiros, um modelo de viajar que, além de belo, forjou nossa cultura e a brasilidade”- explica Pedro.

Outro especialista no assunto é Hugo de Castro Pereira do Rio de Janeiro. –“Aprecio o ambiente natural e a vida ao ar livre desde jovem. Escolhi ser montanhista, trabalhei com uso público em Unidades de Conservação, me envolvi com a criação da primeira Trilha de Longo Curso do Brasil, a Trilha Transcarioca” – conta ele.

E o crescimento deste tipo de atrativo se transforma em ativo turístico que tem o potencial de realizar uma mudança até mesmo na economia de uma região.

“As trilhas implementadas de forma sustentável, sinalizadas, manejadas e com serviços associados de base comunitária, como a trilha Transmantiqueira, pode ser uma espinha dorsal e indutora de um sistema de trilhas regional, onde as trilhas possam se integrar, como o Caminho das Águas, trilha que está sendo implantada em Caxambu” – explica Hugo.

O especialista afirma que a implementação de uma trilha de longo curso, como a Trilha Transmantiqueira, visa o desenvolvimento sócio-territorial sustentável como estratégia de conservação entre outras vantagens para a região.

–“O ordenamento e estímulo ao ecoturismo, o desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, e uma oportunidade para geração de emprego e renda para os moradores locais, além da valorização de culturas e tradições” – disse Hugo.

Mas para quem busca apenas a diversão ou o contato com a natureza, fazer uma trilha é um esporte acessível, de baixo custo e que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

– “Caminhadas em trilhas são praticadas por todas as faixas etárias sem exceção, mas uma faixa se destaca. É a faixa entre 40 até 65 anos que chamamos de “3 D”. Essa faixa de pessoas que já tem uma maturidade, mas que ainda tem “Disposição” para percorrer as trilhas, que tem “Dinheiro”, ou seja, uma tem uma independência financeira e possui “Disponibilidade”, possivelmente por já ter os seus filhos criados ou a vida mais estável. Já comprovamos que essa faixa escolhe uma trilha muito mais pelos serviços agregados e disponíveis do que pelo valor a ser pago” – explica o especialista.

 

 

Esporte, saúde e diversão

Uma caminhada curta ou longa, em meio a uma natureza sem igual, como na região do Circuito das Águas, é sem dúvida uma opção para sair da rotina e melhorar o humor, se sentir mais feliz. Se for junto a natureza, melhor ainda!

Que o diga a Cristina Mota Campos. Sempre que pode, ela que mora em São José dos Campos SP, visita o Circuito das Águas e não perde a chance de caminhar em meio a natureza – “A trilha é uma atividade bem democrática, com opções para todo mundo da família. Eu sempre busco trajetos diferentes, mas leves que me permitam aproveitar bem toda esta maravilha da natureza que temos ao redor” – conclui a turista.

 — Foto: Foto: Hugo de Castro

Foto: Foto: Hugo de Castro

 

 

Fonte: Circuito das Águas de Minas Gerais – 

 

 

Deixe seu comentário: