Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Pancadas fortes de chuva atingiram pelo menos quatro cidades do Sul de Minas na madrugada desta quarta-feira (19). Natércia, Monte Sião, Heliodora e Itamonte sofreram os impactos da água e tiveram diversas ruas alagadas.
Em algumas delas, moradores precisaram ser retirados de zona de risco para serem levados até uma área segura; entre eles, crianças e idosos foram encaminhados para casa de familiares.
Natércia: Fortes chuvas atingem cidades do Sul de MG, alagam ruas e deixam prejuízos — Foto: Defesa Civil / Helisson Jaciel
Parte da cidade de Natércia (MG) amanheceu alagada após a chuva durante a madrugada. O nível do Rio São Bernardo subiu e alagou várias ruas na entrada da cidade. Pela manhã, o rio ainda estava fora do nível normal.
Segundo a Defesa Civil, houve alagamentos em um parque que está em reforma e também no principal acesso à cidade, a rodovia MG-458. Foram registradas também quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Uma ponte caiu e outras duas ficaram danificadas. A quantidade de água fez o Rio Turvo, que passa na área rural, transbordar. A principal ponte de acesso ao bairro dos Mineiros caiu. Na MG-458, parte de uma ponte também caiu. A rodovia, principal acesso da cidade, ficou interditada por cinco horas.
Segundo a Defesa Civil, a ponte foi sinalizada e o tráfego já está normalizado. Durante a tarde, equipes de limpeza trabalhavam para desobstruir locais que tiveram queda de barreiras e ruas do Centro que ficaram com lama.
Não há desabrigados e nem desalojados na cidade.
Itamonte: Fortes chuvas atingem cidades do Sul de MG, alagam ruas e deixam prejuízos — Foto: Redes Sociais
Em Itamonte (MG), duas casas de uma mesma família, no bairro Campos Elíseos, foram danificadas durante a chuva nesta madrugada. Em uma delas, a parede de um quarto cedeu. C erca de 10 moradores foram abrigados em outros imóveis de parentes.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Celio Ribeiro Bento, a chuva começou por volta de 2h30. Em locais de maior risco de alagamento, cerca de 20 pessoas, entre elas idosos e crianças, foram retiradas e levadas para casas de familiares.
O Rio Capivari chegou a subir quase 5 metros da calha, mas não chegou a transbordar. Ainda segundo a Defesa Civil, os bueiros não suportaram o volume de água e transbordaram.
Durante a manhã, as ruas da cidade passaram por limpeza com máquinas da secretaria de Obras. Além disso, a Defesa trabalha nas vistorias de casas atingidas. Ninguém se feriu.
Monte Sião: Fortes chuvas atingem cidades do Sul de MG, alagam ruas e deixam prejuízos — Foto: Defesa Civil / Fernando Massaro
A chuva deixou estragos também em Monte Sião (MG). De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de desabrigados ou desalojados.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Fernando Massaro, o primeiro alerta da chuva foi emitido por volta de 23h40. A partir de então, a chuva durou entre 30 a 40 minutos, atingindo em média 70mm na zona rural e 47,5mm na zona urbana.
Algumas partes da cidade tiveram deslocamento no asfalto. Além disso, um muro teve a estrutura abalada e precisou ser interditado no final da rua Pernambuco, no bairro Magioli.
A Defesa Civil pede atenção à quem usa a estrada vicinal Monte Sião para chegar até os bairros Pinheiros e Grana Roxa, já que há buracos na via, que também liga a cidade de Monte Sião a Jacutinga. O trecho próximo à MG-459 também foi interditado por enquanto.
Heliodora: Fortes chuvas atingem cidades do Sul de MG, alagam ruas e deixam prejuízos — Foto: Defesa Civil
Já em Heliodora (MG), as fortes chuvas atingiram os bairros Primavera, Vargem, Vista Verde e a Praça de Esportes, em específico no Distrito Industrial.
De acordo com a gestão municipal, a inundação foi causada pelo aumento do volume de água no Rio Santa Isabel que atravessa a cidade. Conforme o fluviômetro da prefeitura, foram registrados cerca de 100 mm de chuva.
Pelo menos, duas famílias ficaram desalojadas. Todas as pessoas que estavam em zona de risco já foram retiradas, inclusive os trabalhadores das fábricas atingidas. Ninguém ficou ferido.
O trabalho de força tarefa nos locais inundados conta com uma parceria da Defesa Civil, Departamento de Obras, Secretaria de Assistência Social e Polícia Militar.
Fonte: g1 Sul de Minas – 19/04/2023 12h43