Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Já imaginou parar o carro em uma descida e ele voltar sozinho de ré? É isso que acontece na Ladeira do Amendoim, em São Tomé das Letras. Como se já não bastasse os mistérios místicos ou então a suposta gruta com portal para Machu Picchu, a cidade do Sul de Minas tem ainda mais esse atrativo para os turistas.
Batizada de Amendoim em homenagem à rua do Amendoim, que possui o mesmo efeito em Belo Horizonte, a ladeira faz com que o motorista pare o carro e o veículo suba de ré, mesmo desligado e em ponto morto.
Em São Tomé das Letras pela primeira vez, o turista Sérgio Francisco da Silva, do Rio de Janeiro, foi à Ladeira do Amendoim, parou o carro, desligou o motor e deixou o veículo em ponto morto. Com o carro voltando de ré, sem ele mexer em nada, a única reação foi questionar “o que houve aqui?” – veja no vídeo acima.
Ladeira do Amendoim, em São Tomé das Letras, causa efeito reverso e carros desligados sobem morro de ré — Foto: Lara Silva/g1
Quem responde para o Sérgio, os demais turistas e ao g1 é o guia turístico e historiador Júlio Mendes. Segundo ele, o efeito tem relação com à Gruta do Carimbado, que passa por baixo da ladeira, e carrega a lenda de possuir um portal para Machu Picchu.
“A Ladeira do Amendoim também é muito famosa até pelos aspectos místicos e físicos que ela causa nas pessoas. Tem um efeito eletromagnético aqui, mas que é gerado na gruta que tem a entrada 200 metros acima e passa por baixo da ladeira. Se energeticamente a gruta liga São Tomé das Letras a Machu Picchu, essa energia é o que causa o efeito aqui na Ladeira do Amendoim”, disse o historiador.
O historiador destaca que já esteve no local com pessoas de diferentes crenças e formações e que os efeitos da Ladeira do Amendoim fazem com que elas sempre questionem o que está acontecendo.
Ladeira do Amendoim, em São Tomé das Letras, causa efeito reverso e carros desligados sobem morro de ré — Foto: Lara Silva/g1
“Já guiei pessoas em inúmeras situações, já guiei cientistas, esotéricos, ateus, pessoas que vinham, desacreditavam. Só que quando chegaram aqui, a reação é diferente e vai além do que elas já estudaram. O efeito é causado em qualquer carro, mas quanto mais peso, mais o efeito. A gente vê o ônibus sendo puxado mais rápido, uma distância maior, mas em qualquer carro pode ser feito o teste. O efeito causa reação mental da pessoa querer controlar ou entender o que está acontecendo”, destacou.
Júlio Mendes faz a ressalva de que pessoas que possuem marca-passo são proibidas de visitar a Ladeira do Amendoim, pois o campo eletromagnético mais alto pode fazer o equipamento desligar.
A Ladeira do Amendoim foi descoberta por acidente pelo escritor Oriental Luiz Noronha, mais conhecido como Tatá. Falecido em 2018, ele é autor de sete livros, sendo o último deles sobre o mundo subterrâneo de São Tomé das Letras.
De acordo com Júlio Mendes, em uma das idas à Gruta do Carimbado, que tem a entrada a poucos metros da ladeira, o pneu do carro de Tatá furou. Ao descer para ver o que acontecia, o carro subiu de ré.
“Ele estava juntamente com o senhor Antônio Rosa. Eles pararam o carro na ladeira e não puxaram o freio de mão. Ao sair do carro, o carro voltou de ré. Eles ficaram impressionados, trocaram o pneu e ficaram brincando aqui. A intenção era fazer a pesquisa na gruta e a descoberta da ladeira foi por um acidente, isso lá no começo dos anos 1980”, relembrou.
A Ladeira do Amendoim fica a quatro quilômetros antes da entrada da cidade.
Fonte: g1 Sul de Minas — São Tomé das Letras, MG – 10/03/2024 06h00