Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu (MG) recebe até o dia 31 de dezembro a exposição “Antiga Terra dos Faraós”. A exposição foi cedida pelo Museu Egípcio e Rosa Cruz de Curitiba (PR), que tem o maior acervo de egiptologia nacional.
A exposição é composta de 80 réplicas executadas por artistas plásticos da cidade de Curitiba e que fazem parte do acervo daquele museu. São imagens que representam quatro segmentos da vida cotidiana do Egito Antigo: o poder faraônico, a sociedade egípcia, a religião e os aspectos da mumificação dos reis.
Exposição reúne réplicas produzidas por artistas plásticos de Curitiba — Foto: Lucas Soares / G1
Imagens remontam rituais funerários do Egito Antigo — Foto: Lucas Soares / G1
Imagens remontam rituais do Antigo Egito — Foto: Lucas Soares / G1
Entre as peças disponíveis estão réplicas das máscaras funerárias de Tuya e do Faraó Psusennes I, utilizadas entre os períodos de 1.550 a 992 a.C. As peças originais se encontram no Museu Nacional Egípcio no Cairo.
Outras peças remontam a rituais funerários e o “julgamento da alma”, praticado no Egito antigo. Miniaturas também representam o que seriam a face do Faraó Akhenaton, que viveu no período de 1353 a 1335 a.C e o busto do Faraó Amenhotep III, que viveu entre 1391 e 1353 a.C. Essas peças originais se encontram hoje no Museu do Louvre, na França e no Museu Egípcio de Berlim, na Alemanha.
O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu funciona de terça a domingo, nos seguintes horários:
Museu Histórico de Caxambu recebe exposição do Egito Antigo até fim de dezembro — Foto: Lucas Soares / G1
Fonte: Sul de Minas –