Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O secretário de Saúde de Itajubá (MG) deu detalhes sobre o caso de um homem que trabalha na cidade e é marido de uma mulher internada com suspeita de coronavírus em São José dos Campos (SP). O secretário Nilo César do Vale Baracho explicou que ele voltou da China em dezembro e chegou a apresentar os sintomas, mas que está com bom estado de saúde.
A preocupação surgiu após a esposa dele, de 51 anos, apresentar sintomas suspeitos no último domingo (26) e procurar atendimento em São José dos Campos (SP). Ela foi isolada em um hospital particular por suspeita da doença. O estado de saúde dela é estável.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, ela é tratada com o medicamento Tamiflu, usado no tratamento dos sintomas de H1N1. Sobre o morador do Sul de Minas, o secretário explicou que ele viajou a trabalho para a China em dezembro.
“Ele encontra-se no momento em ótimo estado geral. A gente está em conversa com a médica da empresa onde ele trabalha e ele não tem nenhum sintoma e também se encontra em plena atividade e em plena saúde”.
“Como ele viajou para a China, quando sua esposa que já tem problemas respiratórios de asma deu entrada no serviço de saúde em São José dos Campos e relatou que o marido tinha essa passagem pela China, eles acharam por bem mantê-la em isolamento”. Ainda conforme Baracho, a recomendação do Ministério da Saúde é que todos os médicos tenham esta abordagem diante dos sintomas.
A secretaria da cidade no Sul de Minas tem acompanhado a situação da esposa junto à Vigilância Epidemiológica em São José dos Campos. O secretário tranquilizou a população de Itajubá sobre o caso.
“Essa suspeita não enquadra nos critérios da Organização Mundial de Saúde e nem do Ministério da Saúde. Porém, estamos em alerta. É importante ressaltar que até o momento não temos nada de concreto da presença da corona vírus no Brasil. A população pode ficar tranquila, porque estamos vigilantes, estamos em contato com todo o território nacional, com o Ministério da Saúde em Brasília e até o momento não há motivo nenhum para a população ficar em pânico. Nós estamos em alerta, fazendo a nossa função”.
Raio X do novo coronavírus – VALE ESTE — Foto: Amanda Paes e Cido Gonçalves/Arte G1
Fonte: EPTV 1 — Itajubá, MG –